quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Diagnóstico

 

      Ontem recebemos o diagnóstico do que o Enzo tem. A psiquiatra nos confirmou o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e acrescentou ao diagnóstico Transtorno Invasivo.

     Perguntamos a ela  se em grossas e leigas palavras seria "Autismo Leve" e ela disse que sim. Que na realidade o autismo clássico é um transtorno invasivo grave e o Enzo não se enquadra nesse, mas que em termos mais claros a nós leigos em medicina seria uma espécie de autismo leve.

     Como já sabíamos ele terá que fazer além da fonoudióloga, psicopedagoga e terapia ocupacional! A inteção da psiquiatra é que ela mais a neurologista e juntamente com as terapeutas façam uma junta médica e trabalhem em conjunto!

     O tratamento tb será feito com remédio, a psiquiatra entrará em contato com a neuro e elas verificaram a possibilidade do Enzo já iniciar com ritalina em conjunto com risperidona.

     Ela nos disse que se corrermos atrás agora dos tratamentos, há uma grande probabilidade do Enzo por volta dos 10 anos ser uma criança normal (continuará com o tratamento), mas que se ele não responder ao tratamento há a possibilidade de ele ser sempre atrasado.

      Foi muito positiva e inclusive pediu para que meu marido e eu encontrássemos alguém para olhar o Enzo e sairmos somente nós dois uma vez por semana!

     Disse tb para observarmos "manias" no Enzo, pois o TDAH tem tendência  ao TOC!

    Pediu tb para termos pulso forte com ele e impor limites!Que não vai ser fácil e que deforma alguma a culpa é nossa ou  é incompetência nossa!

    Ao fim da consulta é aquele misto de emoções: tristeza (pelo Enzo ter que passar por tudo isso), medo do desconhecido, alivio por já termos respostas e não mais hipóteses e acima de tudo FÉ NOS PROPÓSITOS DE DEUS!!

              A LUTA AGORA ESTÁ COMEÇANDO E COM AS ARMAS CERTAS!!

    E qd a lágrima teima a descer, a tristeza teima em fazer meu coração doer, penso no poema "Pegadas na areia" :


E aí ele falou:

"-Não te entendo meu Senhor"

E olhou para o chão:

"- Nos caminhos mais difíceis eu não vejo tuas marcas
porque me deixaste só?"

Jesus respondeu:

"- Os passos são só meus, jamais te abandonei,
É QUE NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DE VIVER
NOS MEUS BRAÇOS TE LEVEI"

Sem comentários:

Enviar um comentário